História

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Aguda foi fundada em 29 de março de 1925, data em que foram aprovados os seus Estatutos. Anteriormente à fundação dos Bombeiros da Aguda, existia um pequeno quartel de bombeiros, era o n.º 4 dos Bombeiros Municipais, instalado na casa que faz esquina com a Avenida Jorge Correia e Rua do Bairro Japonês, lado norte, junto à passagem de nível do caminho de ferro. O material de socorros resumia-se a uma bomba braçal com as respetivas mangueiras e absorvos, e uma escada de ganchos que fora oferecida pela Câmara Municipal da Gaia. Foi esse posto inaugurado a 13 de janeiro de 1925, dois meses e meio antes da fundação da Associação.
Desde a sua fundação que a sede dos Bombeiros da Aguda se situa na Praça Nossa Senhora da Nazaré. Em 1982 o edifício original foi demolido para dar lugar à construção do novo quartel. Hoje já no séc. XXI, o Corpo de Bombeiros Voluntários da Aguda, comporta uma Unidade com cerca de 90 Operacionais e 30 viaturas. O documento assinado por um negociante da Praia da Aguda de nome José Guerner Soares Nunes dava conta que por iniciativa dum grupo de habitantes desta Praia havia sido organizada a A.H.B.V Aguda tendo por fim socorrer os habitantes das Praias da Aguda, Granja, Miramar, Freguesia de Arcozelo e suas circunvizinhanças em qualquer calamidade publica como inundações, naufrágios, desabamentos, terramotos, desastres e especialmente em casos de incêndio e suas consequências. O caminho percorrido, ao longo dos anos, até ao presente, sempre norteado por servir uma Instituição e uma causa, foi difícil e exigente.

Mensagem do Presidente
O movimento associativo é composto de muitas vontades, talentos e iniciativas, assumindo particular relevância o espírito de serviço desinteressado à Comunidade quer dos dirigentes associativos quer de uma multidão de cidadãos de todas as idades, condições socias e profissionais, crenças religiosas e cores ideológicas, reunidos em torno de projetos associativos, a maior parte das vezes com sacrifícios pessoais, procurando a afirmação de valores de amor e solidariedade e dando sinais efetivos e consequentes de humanismo.
É o caso de Associações de Bombeiros que têm como missão satisfazer as necessidades das comunidades em que se inserem.
Com os olhos postos no futuro, confiamos nos Homens e Mulheres que continuarão a honrar todos os que antecederam na edificação deste valioso património, que é a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Aguda.
E inserido neste serviço publico, um dos fins estatutariamente consagrado é a promoção de atividades conducentes a uma melhor preparação intelectual dos seus associados.
Neste âmbito este “site” pretende não só dar a conhecer melhor a nossa instituição como ser um espaço de consulta de alguns Eventos a levar a efeito.
Resta-me apelar a todos, para que não percam a oportunidade de “o” visitarem e contribuírem com sugestões.
Com um abraço,
O Presidente da Direção da A. H. B. V. Aguda
Manuel Oliveira Guedes
Todos os direitos reservados © 2025 AHBVA | Criado por AN-Informática